Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Tecnologias assistivas serão tema no Consegi

Tecnologias assistivas serão tema no Consegi

Martinha Clarete, do MEC, mostrará um panorama da política de inclusão do governo federal
20/06/2013 13:45

A diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Martinha Clarete, será uma das palestrantes da edição 2013 do Consegi. Com apresentação marcada para o primeiro dia do evento, às 11h, no auditório Alcides Rocha Miranda, Martinha vai falar sobre o tema Tecnologias Assistivas.

Martinha considera que a visão sobre a pessoa com deficiência vem mudando e traça a origem deste desenvolvimento na Constituição Federal de 1988, argumentando a existência de iniciativas do governo para a área: "O Brasil vem se propondo a universalizar o direito à educação, atendendo às especifidades das diversas populações excluídas deste processo".

Segundo Martinha, muitas destas tecnologias já estão sendo introduzidas nas escolas de educação básica por todo o país. Elas variam desde soluções simples, como as réguas utilizadas para a escrita em Braile, a outras mais sofisticadas, como softwares e hardwares preparados para usos especiais. Para Martinha, o LianeTTS, desenvolvido pelo Serpro, é um ótimo exemplo de tecnologia aberta desenvolvido por um governo para atender este objetivo.

Um outro ponto que Martinha faz questão de reforçar é o de que o uso de tecnologias assistivas pode ter para além da educação, englobando também a inclusão através do trabalho e da criatividade. "Uma pessoa com deficiência com acesso à informação sem dúvida passa a ser protagonista do seu tempo. A inovação tem sido um grande chamariz, pois se vislumbra nesse nicho a possibilidade de oportunizar a todas as pessoas espaços comuns e inclusivos", completa.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin