Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Segurança nas nuvens

Segurança nas nuvens

A informação armazenada em dispositivos de qualquer capacidade pode ser utilizada como evidência, afirma Paola García Juárez
15/08/2013 17:35

O incremento do uso de serviços na nuvem traz à tona diversas discussões em torno da segurança da informação. Foi sobre esse tema que a especialista em computação forense, Paola García Juárez, palestrou na manhã de hoje, 15, no auditório Oscar Niemeyer. 

Segundo Paola García, a cloud computing tem muitas vantagens, como o acesso independente a conexões, redução dos custos para empresas e a escalabilidade, que é a capacidade de adaptação dos recursos de acordo com a necessidade de uso.

Desafio é garantir segurança dos dados 

Por outro lado, essa inovação traz consigo uma série de desafios aos profissionais encarregados de garantir a integridade e confidencialidade dos dados lançados na nuvem. Dentre os riscos apresentados, Paola destacou a reputação do provedor, problemas legais, erros de produção e a própria segurança oferecida. “Nesse ambiente, é fundamental garantir a confidencialidade, disponibilidade, integridade e a irretratabilidade da informação, que visa garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação”, explica. 

Paola destacou que as empresas dispostas a utilizar cloud computing devem se preocupar com privacidade e segurança. Mesmo com as dificuldades, como a perda do controle de dados, falta de acesso à infraestrutura física, aspectos legais de multi-jurisdição e dificuldades na geração de provas válidas e admissíveis pela justiça, há profissionais capacitados a fim de identificar, recuperar e preservar evidências. “As evidências digitais obtidas em ambientes de nuvem devem ser interpretadas por um investigador, de maneira adequada, de forma a respaldar a investigação”, concluiu.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados