Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Congresso reuniu mais de 2.5 mil participantes

Congresso reuniu mais de 2.5 mil participantes

Consegi 2012 obteve resultados concretos
28/03/2013 14:25
Congresso reuniu mais de 2.5 mil participantes

Belém recebeu Consegi 2012

Consegi reuniu mais de 2,5 mil participantes e promoveu acordo de cooperação técnica entre órgão de tecnologia do Pará e empresa de TI do governo federal.

Foi encerrada em Belém, nesta sexta-feira (7), a quinta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi, que reuniu mais de 2,5 mil participantes ao longo desta semana. O público da capital paraense esgotou as 2 mil vagas das oficinas e tutoriais, acompanhou mais de 90 palestras e conferiu invenções de robótica, automação e acessibilidade que foram expostas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Um dos resultados efetivos dos debates sobre governo eletrônico durante o congresso foi a parceria firmada entre a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), organizador do evento. O acordo de cooperação entre as empresas prevê a implementação de projetos conjuntos, além de pesquisa, capacitação de profissionais e transferência de tecnologias.

Para o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a realização desse congresso internacional em Belém, após quatro edições em Brasília, mostrou a importância de se expandir o intercâmbio de conhecimento entre governo, academia, pesquisadores e sociedade. “O software livre pressupõe compartilhar conhecimentos para criar inovação. E essas invenções que vimos no Consegi, incluindo as de empreendedores do Pará, atendem a diferentes necessidades. Elas podem ser o pontapé inicial para o governo desenvolver novas tecnologias que garantam serviços ainda melhores aos cidadãos”, afirmou Mazoni.

Uma das principais atrações do Consegi, o Showroom de Tecnologia e Inovação atraiu um grande público e trouxe inventos curiosos como os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), pequenas aeronaves que não necessitam de pilotos embarcados, o tablet com mouse braile para cegos e robôs inteligentes que podem substituir seres humanos em situações de risco. Além disso, foram apresentados uma cadeira de rodas movida pelo pensamento, o mouse controlado por movimentos faciais, a luminária que muda de cor e liga e desliga pelo celular, entre outras novidades tecnológicas.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados