Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Consegi de volta a Brasília em 2013

Consegi de volta a Brasília em 2013

O evento acontece de 13 a 15 de agosto na Esaf.
28/03/2013 14:20
Consegi de volta a Brasília em 2013

Consegi retorna ao DF

Desde 2008, o Consegi (Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico) é um evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em Software Livre, permeado pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade dos sistemas de governo, compartilhamento do conhecimento e adoção de normas e padrões. Com uma média anual de cerca de 6 mil inscritos, o evento foi realizado em Brasília (2008 a 2011) e em Belém (2012).

Em 2013, o evento retorna à Brasília, tendo a África do Sul como país focal. Na ocasião, representantes do país apresentarão experiências com Software Livre no recolhimento de impostos e outras soluções como: educação a distância, Ubuntu, etc.

Essa tradição de eleger um país focal para o Consegi teve início em 2009, como parte das comemorações do ano da França no Brasil. Desde então, o Congresso homenageia um país que seja referência para o tema discutido no evento. Em 2010, o tema foi computação em nuvem e o país focal foi a Coreia do Sul. No ano seguinte, o país foi a Espanha, pioneira na utilização de dados abertos pelo setor público. No ano passado, o homenageado foi o Uruguai.

Vitrine de experiências livres

Em 2009, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu oficialmente o Consegi, oportunidade na qual destacou a importância do acesso à informação e do compartilhamento como fator de inclusão digital.

Em sua segunda edição, o Consegi expôs o imenso acervo de soluções e de códigos desenvolvidos e compartilhados pela Esfera Pública. O evento mostrou que, com a lógica do Software Livre, os recursos podem ser melhor aproveitados.

Em 2010, o Consegi inovou ao trazer para dentro do governo a discussão sobre Computação em Nuvem e a evolução dos serviços de governo eletrônico a partir dessa nova proposta de infraestrutura tecnológica.

Mais uma vez, o Consegi sai na frente na discussão de temas inovadores. Em 2011, o tema Dados Abertos trouxe o debate da liberação de informações públicas para o âmago do governo. Instituições públicas e grupos interessados dedicaram-se durante três dias ao compartilhamento de conhecimento em torno da questão, que ainda era embrionária no país.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
registrado em: ,
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados