Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Marinha apresenta Simulador de Navegação de Passadiço

Marinha apresenta Simulador de Navegação de Passadiço

Equipamento construído com softwares livres será uma das principais atrações do congresso
26/06/2013 12:30
Marinha apresenta Simulador de Navegação de Passadiço

Uma tecnologia de ponta

A Marinha do Brasil também estará presente no Consegi 2013, onde apresentará um de seus mais recentes desenvolvimentos: a criação de um Simulador de Navegação de Passadiço, destinado à formação de oficiais de comando da força armada. O simulador tem seu desenvolvimento liderado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) em parceria com laboratórios ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade de São Paulo (USP).

Quem dá um breve panorama sobre o que é o simulador é o capitão-de-corveta Antônio Serpa, encarregado da divisão de modelagem e simulação do Casnav. "O equipamento consiste em um ambiente de imersão visual escurecido, onde são projetadas imagens, geradas por computadores, da simulação de manobras navais em paredes cilíndricas, circulares ou mesmo cúbicas. Esse conceito de ambiente é conhecido como caverna escura", explica Serpa.

Com software livre
A construção do passadiço levou a Marinha a realizar desenvolvimento interno de novas tecnologias de software, além do uso de outras, já conhecidas, e muitas de software livre, como a biblioteca de computação gráfica OpenGL: “Desenvolvemos softwares de simulação hidrodinâmica, software de instrumentação virtualizada dos controles e indicadores do passadiço do navio e software de simulação de um radar de navegação completo“, destaca o capitão.

Serpa enfatiza ainda que o simulador, que será instalado em centros de instrução da Marinha em todo o país, é considerado de baixo custo e proporcionará uma grande economia no treinamento das tripulações da Marinha. “O custo de alocação de um navio real para a realização de tarefas como essas é alto, se contabilizarmos consumo de combustível e custos operacionais de movimentação portuária”, completa ele.

O Simulador de Passadiço da Marinha estará exposto durante todo o Consegi 2013 como um evento paralelo, na sala CT2 da Esaf.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados