Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Livro do Consegi será lançado durante o evento

Livro do Consegi será lançado durante o evento

Publicação reúne três artigos sobre os temas do congresso desse ano
02/08/2013 15:20
Livro do Consegi será lançado durante o evento

Capa do livro que será lançado dia 14

Dentre os eventos paralelos à sexta edição do Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) destaca-se o lançamento do livro “Portabilidade, Interoperabilidade e Colaboração", que acontece no dia 14 de agosto, na entrada do auditório Oscar Niemeyer, das 12 às 14 horas.

O livro é constituído por três artigos assinados por empregados do Serpro, do Ministério do Planejamento e professores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP). “O objetivo é documentar e aprofundar o tema central do evento, que é justamente Portabilidade, Interoperabilidade e Colaboração”, explica o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Interoperabilidade
Um dos artigos, de autoria de Marcus Vinicius da Costa, aborda a interoperabilidade, demonstrando a necessidade da adoção de padrões que permitem a troca de informações de maneira descentralizada, porém uniforme, para se evitar a disseminação de informações com dados inconsistentes ou de origem não segura.

O autor destaca, ainda, que existe relação direta ente a demanda da sociedade por melhores serviços e o uso de padrões de interoperabilidade. “A velocidade e a qualidade com que estas informações são disponibilizadas é o fator fundamental para o efetivo atendimento da demanda da sociedade. Assim, considerando a variedade de bases e fontes de domínio público ou privado, não há como atender a esta demanda com qualidade e efetividade, senão empregando padrões de interoperabilidade”, explica.

O livro
A obra conta com apresentação do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni e com a introdução do embaixador Benedicto Fonseca, chefe do departamento de Ciência e Tecnologia do Itamaraty.

Editado pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão do Ministério das Relações Exteriores, os dois mil exemplares serão distribuídos entre estudantes e o público geral do Consegi. A publicação também vai estar disponível digitalmente na biblioteca da Funag.

Conheça os artigos que integram o livro e seus autores:

- “Portabilidade entre dispositivos móveis: aplicações multiplataformas e adaptadas ao contexto”, por Alisson Wilker Andrade, Marlon Carvalho, Serge Rehem, Rodrigo Hjort, Ronaldo Agra, Viviane Malheiros, do Serpro

- “Colaboração e Software Livre”, de Fabio Kon, do Centro de Competência em Software Livre da USP e Carlos D. Santos, do Departamento de Administração da UnB.

- “Os Serviços Eletrônicos de Governo e a Interoperabilidade” -Marcus Vinicius da Costa, Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro e Everson Lopes de Aguiar, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin