Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Marcos Mazoni – Serpro

Marcos Mazoni – Serpro

Diretor-presidente da empresa fala sobre o Consegi
14/05/2013 22:55
Marcos Mazoni – Serpro

Marcos Mazoni

O VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) acontece de 13 a 15 de agosto, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, e pretende repetir o sucesso dos últimos cinco anos. E nesta edição o tema principal é Portabilidade, Colaboração e Integração.

"Esses assuntos trazem o que há de mais importante na realização do congresso, cujo principal objetivo é promover debates sobre políticas de software livre e gestão de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas, permeados pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade de sistemas de governo e compartilhamento do conhecimento", salienta o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

O presidente enfatiza ainda que a questão da portabilidade discute justamente a necessidade das aplicações de governo, voltadas ao cidadão, poderem ser facilmente utilizadas em diferentes plataformas como computadores, notebooks, tablets e smartphones.

"A expectativa é que o governo, o meio acadêmico e a sociedade civil possam mapear, debater, apresentar e melhorar as políticas e serviços públicos que envolvam tecnologia, além de ampliar as formas de participação dos cidadãos no acompanhamento das decisões da gestão pública. Tudo isso, com a promoção do uso do software livre, um recurso estratégico para geração de conhecimento e de economia para os cofres públicos”, completa Mazoni.

Sobre o congresso
Ao longo dos últimos cinco anos, o Consegi tem sido um espaço de compartilhamento de soluções e de políticas públicas de TI, promovendo o conhecimento de casos de sucesso de diferentes países para apoiar a implementação ou evolução de propostas semelhantes em outros. Além disso, o evento estimula a adoção de tecnologias abertas, com a diversificada apresentação de iniciativas bem sucedidas em todo o mundo.

Neste ano, a África do Sul é o país focal e apresentará sua experiência com software livre no recolhimento de impostos, soluções de educação a distância, entre outras.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados