Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Consegi recebe nomes de peso

Consegi recebe nomes de peso

Lista de palestrantes conta com profissionais de renome internacional
24/07/2013 18:10

Em sua sexta edição, o Consegi traz uma série de novidades. São atrações, palestras e atividades que têm o objetivo de reinventar esse evento que já se consolidou no cenário de TI nacional. E para Ana Amorim, coordenadora-geral do evento, o diferencial do Consegi 2013 será o nível técnico dos palestrantes e oficineiros.

“Nós não medimos esforços, para junto ao Ministério das Relações Exteriores, viabilizar a vinda das pessoas certas para o congresso, virá um time de especialistas de primeira linha. Certamente esse Consegi será marcado pela qualidade técnica”, afirma Ana.

Nomes internacionais
Uma das presenças internacionais confirmadas é a do norte-americano Monty Taylor, líder técnico do projeto OpenStack, solução em código aberto para computação em nuvem. Monty Taylor presta serviço de consultoria para grandes corporações, como a gigante Hewlett Packard e é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de cloud computing.

Mais um nome de peso confirmado é o do desenvolvedor alemão Lars Kneschke, do núcleo do Tine 2.0, projeto de código aberto que combina groupware e CRM. Outro convidado é o alemão Florian Effenberger, um dos fundadores e atual presidente da The Document Foundation, entidade por trás do LibreOffice.

Já Carolina Cosse, presidente da Antel, companhia estatal de telecomunicações do Uruguai, é responsável pela propagação do software livre no Uruguai e será uma das atrações do dia 13 de agosto, primeiro dia do evento, na mesa "O desafio da banda larga nos países em desenvolvimento".

Do país de Mandela
Thomas Fogwill, um dos criadores do sistema operacional livre Ubuntu participa do Consegi 2013 com a palestra "Ecossistemas de software Ubuntu no mundo", no dia 14 de agosto, e representa no evento o Instituto Meraka, ligado ao Departamento da Ciência e Tecnologia do governo sul-africano.

Outro destaque é Karl Fischer, que é um dos principais responsáveis pelo FLOSS.Pro, rede de microblogging livre, e uma das principais autoridades da África do Sul no quesito programas com código aberto. Durante o Consegi, Karl aborda ainda a política governamental sul-africana sobre software livre, na mesa "O Futuro da Adoção do Software Livre", no dia 14 de agosto.

Derek Keats, vice-reitor da Universidade Witwatersrand, em Johannesburgo, é outro convidado do país focal. No Consegi, Keats apresenta um amplo panorama sobre a gestão de informações e conhecimento, bem como sobre as tecnologias aplicadas à computação em nuvem na universidade que representa.

Referências no Brasil
Sérgio Amadeu, professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), estará presente no Consegi 2013 na mesa de debate sobre o Marco Civil da Internet. Autor dos livros “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”, Sérgio palestrará no dia 13 de agosto.

Pedro Rezende, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), ministra a palestra "O primeiro mártir da cyberguerra", dia 13, e participa do  debate sobre segurança cibernética, dia 15. Rezende publicou mais de uma centena de artigos e ensaios sobre a revolução digital, software livre, criptografia, segurança na informática, evolução de programas maléficos, paradigmas computacionais e epistemologia da ciência.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin