Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Consegi homenageia Nelson Mandela

Consegi homenageia Nelson Mandela

Grande líder africano, Mandela é um ícone da integração do seu povo
28/06/2013 11:50
Consegi homenageia Nelson Mandela

Nelson Mandela

Desde 2009, 18 de julho é um dia de comemoração no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa data, celebra-se o “Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia” e é só uma das justas homenagens a essa grande personalidade.

Em proporções menores, mas não menos importante e sincera, a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi - homenageia Nelson Rolihlahla Mandela.

África do Sul: país focal

A coordenadora do evento, Ana Amorim, destaca que Mandela é um símbolo da resistência pacífica ao então governo racista da África Sul. Atitude que levou a população à democracia racial naquele país. "Se hoje, todos podem frequentar a mesma universidade, todos os lugares públicos e competir por vagas de trabalho igualitariamente na África do Sul é porque Mandela, imbuído da filosofia de Gandhi, liderou um movimento forte para o fim do apartheid", analisa a coordenadora, que conta ainda “que nada mais justo do que homenagear Mandela no ano em que o país focal do Consegi é a África do Sul”.

Quem é o mito?

Nelson Mandela reúne diversos títulos que vão desde ao mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, ao prisioneiro mais famoso do mundo.

Saiba mais sobre a história e vida de Mandela no artigo do Wikipédia.

Consegi 2013

O Consegi será realizado de 13 a 15 de agosto, em Brasília, com inscrições gratuitas. Esse é o maior evento de tecnologia do governo federal e tem como foco a integração, cooperação e avanço tecnológico do governo e sociedade a partir do uso de software livre.

Entre as diversas tecnologias que serão abordadas no evento, a coordenadora Ana Amorim, destaca o Ubuntu. Um sistema operacional livre que conquista a cada dia mais adeptos ao redor do mundo, o nome "Ubuntu" deriva do conceito sul africano traduzido como "humanidade com os outros" ou "sou o que sou pelo que nós somos". "Ubuntu é uma ética/ideologia da África, baseada no compartilhamento e colaboração", acrescenta Amorim.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
registrado em: ,
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados