Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Rafahela Bazzanella - Imprensa Nacional e Yara Athayde - Serpro

Rafahela Bazzanella - Imprensa Nacional e Yara Athayde - Serpro

Consegi discute novas ideias na área de portais Zope/Plone
24/06/2013 10:05
Rafahela Bazzanella - Imprensa Nacional e Yara Athayde - Serpro

Rafahela Bazzanella e Yara Athayde

Os portais, que hoje em dia são o principal cartão de visitas de uma organização, ideia ou evento, estão sempre em rápida evolução, tanto no que diz respeito à tecnologia utilizada quanto nas metodologias aplicadas em seu desenvolvimento. E é justamente sobre isso que Yara Athayde, analista do Serpro, vai falar em sua palestra no Consegi, no dia 13 de agosto, às 14h.

"Vamos explorar a construção de sítios a partir de padrões visuais e de funcionalidades em Plone/Zope que permitem a redução de prazo, preços e a melhoria da qualidade do produto". Adianta Yara, que informa que o primeiro caso de aplicação do modelo no Serpro foi o sítio 2013 do próprio Consegi. 

Ela considera que estes novos padrões de desenvolvimento possuem possibilidades ilimitadas, com diversas origens. "Podem partir de benchmarking; da expertise interna dos desenvolvedores, designers e demais pessoas envolvidas no processo; das necessidade especiais dos clientes, que podemos perceber como interessantes a um número maior de clientes; de novas versões das tecnologias envolvidas; ou mesmo das sugestões que futuramente poderão ser enviadas pelos públicos alvo dos sítios", diz.

Segundo ela, os benefícios podem ser grandes para os órgãos do governo federal que adotarem estas novas metodologias. "O que visualizamos como possibilidades de melhoria são a maior qualidade dos produtos, a redução do tempo de entrega e o custo. Os itens ganham qualidade, pois a inteligência de desenvolvimento, que era diluída em vários produtos, passa a ser concentrada no desenvolvimento de um elemento comum", completa.

Consegi também terá oficina de introdução ao Zope/Plone

O segundo dia do VI Consegi, 14 de agosto, terá a participação de Rafahela Bazzanella, bacharel em análise de sistemas e pós-graduada em desenvolvimento para a web.

Rafahela trabalhou na Câmara dos Deputados de 2008 a 2013, onde fez parte da equipe que desenvolveu o Portal Institucional. Agora é responsável pelo portal da Imprensa Nacional.
Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados