Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques Consegi 2013 quer repetir o sucesso

Consegi 2013 quer repetir o sucesso

Participantes de edições anteriores falam sobre características marcantes do evento
18/06/2013 19:15

O Consegi é reconhecido como o principal evento de software livre e governo eletrônico do país. Esse reconhecimento deve-se não só à variedade dos temas e à qualidade das palestras, mas também ao fato do congresso ser uma boa oportunidade para trocar experiências, como relatam participantes de edições anteriores.

"O evento foi pioneiro no debate sobre dados abertos, formatos abertos e sobre várias aplicações da tecnologia da informação. Ele é muito importante para o governo federal e para o Brasil”, destaca o professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC. “O Consegi traz os temas mais instigantes e relevantes da TI para a apreciação dos debatedores e de todos que participam dele", acrescenta Amadeu, palestrante veterano do congresso.

Sérgio Amadeu, que estará presente no Consegi 2013 na mesa de debate sobre o Marco Civil da Internet, ressalta ainda que o evento é um ótimo lugar de aprendizagem. “O Consegi permite o contato com quem desenvolve soluções de ponta. Tenho aprendido muito e sugiro para aqueles que participam que fiquem o maior tempo possível no congresso”, recomenda.

Pedro Rezende, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), esteve no Consegi 2012, realizado em Belém, e vai participar novamente este ano. “O congresso dá abertura para a discussão sobre política de informática do ponto de vista estratégico e permite a troca de experiências”, salienta ele.

Do Serpro para o Consegi
O congresso é ainda uma oportunidade para os empregados do Serpro compartilharem conhecimento. Luciana Mota, por exemplo, apresentou em 2012 uma oficina de introdução ao Python e, em 2013, ela volta com a mesma oficina, que terá o dobro de duração, oito horas. “Aumentamos a duração porque percebemos que as pessoas saíam da sala com vontade de saber mais sobre o assunto", explica.

Já o empregado Giuseppe Romagnoli, que participou da organização do Consegi 2012, realizado em Belém, relembra um dos destaques da edição. “Tivemos um showroom com invenções tecnológicas, feitas por estudantes, que levou o conhecimento das salas de aula para os corredores do evento”, salienta. "O Consegi atingiu uma grande magnitude como iniciativa de governo totalmente aberta ao público", conclui Giuseppe.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados