Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques África do Sul no centro das atenções

África do Sul no centro das atenções

País focal traz Karl Fischer, Thomas Fogwill e Derek Keats
07/06/2013 16:40
África do Sul no centro das atenções

Representantes da África do Sul

A África do Sul é o país prestigiado na edição de 2013 do Consegi e é de lá que vem três representantes ligados ao universo do software livre e do compartilhamento de conhecimentos: Karl Fischer, Thomas Fogwill e Derek Keats. Eles apresentam, no evento, abordagens que envolvem temas como sistemas operacionais, políticas públicas de TI e gestão da informação.

Thomas Fogwill, por exemplo, é um dos criadores do Ubuntu, sistema operacional de código aberto cujo nome representa uma mensagem de união humana: ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos", expressões que remetem à liberdade, à colaboração e ao espírito comunitário típicos do universo do software livre. Thomas participa do Consegi 2013 com a palestra "Ecossistemas de software Ubuntu no mundo", no dia 14 de agosto, e representa no evento o Instituto Meraka, ligado ao Departamento da Ciência e Tecnologia do governo sul-africano.

Já Karl Fischer é um dos principais responsáveis pelo FLOSS.Pro, rede de microblogging livre e uma das principais autoridades da África do Sul no quesito programas com código aberto. Durante o Consegi, Karl aborda ainda a política governamental sul-africana sobre software livre, na mesa "O Futuro da Adoção do Software Livre", no dia 14 de agosto.  Segundo Karl, a África do Sul vem dando largos passos para a implantação de softwares livres e de código aberto, e incentivando a execução de uma política baseada em quatro pilares: promoção do uso do software livre; utilização desse tipo de programa, caso não haja alternativa melhor; abertura de todo código desenvolvido pelo governo; e disponibilização do conteúdo produzido pelo país por meio de licenças abertas, como a Creative Commons.

Outro convidado é Derek Keats, fundador da Kenga Solutions e cientista chefe da Thumbzup Innovations. No Consegi, Keats apresenta um amplo panorama sobre a gestão de informações e conhecimento, bem como sobre as tecnologias aplicadas à computação em nuvem em sua instituição de ensino superior. Ele integra a mesa de discussão "Tecnologias Abertas e Inovação", no dia 13 de agosto. O professor Keats é conhecido ainda pelos seus esforços no sentido de facilitar pesquisas sobre aprendizado on-line.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados