Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Sala de Imprensa Destaques África do Sul mostra casos de sucesso

África do Sul mostra casos de sucesso

Experiências do país com software livre e ensino a distância serão abordadas no evento
12/06/2013 17:20
África do Sul mostra casos de sucesso

África do Sul é o país focal do Consegi 2013

O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) tem a tradição de homenagear um país contemplando-o com palestras e debates em torno da temática da edição do evento. O primeiro homenageado foi a França, por conta das comemorações do ano da França no Brasil, em 2009. Já em 2010, foi a vez da Coreia do Sul, com o tema sobre computação em nuvem. Nos anos retrasado e passado, os países focais foram Espanha e Uruguai, respectivamente.

Para 2013, tendo por tema central “Portabilidade, Comunicação e Integração”, o Consegi presta homenagem à África do Sul, país que vem se destacando nos campos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). “O país mostrará no Consegi sua experiência com software livre no recolhimento de impostos e em outras soluções, como o sistema de educação a distância (EAD)”, destaca a coordenadora-geral do congresso, Ana Maria Amorim.

A University of South Africa, por exemplo, trabalha com EAD desde 1946, sendo uma das mais antigas universidades a distância do mundo. No início, o impresso era o meio principal de ensino a distância, com a correspondência via correio sendo a forma de comunicação entre docentes e discentes. Até o final do século passado, a instituição atendia mais de um terço de todos os estudantes do país. Atualmente, a Universidade utiliza teleconferência, videoconferência e sistemas on-line para apoiar os alunos.

O Ubuntu
Outro caso de destaque no mundo inteiro é o sistema operacional Ubuntu, que foi desenvolvido na África do Sul e também será destaque no Consegi.  O sistema de código aberto foi batizado por uma palavra que, na linguagem africana, traz uma mensagem de união humana, liberdade e a colaboração que são típicas dos softwares livres. Ubuntu siginifica “humanidade para os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”. Em uma entrevista, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, reforçou o espírito de coletividade ao qual a palavra remete: “O ubuntu não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está a serviço do progresso da minha comunidade?”, disse ele.

Atualmente, o sistema operacional Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux, e é utilizada inclusive no Serpro. Para falar sobre a trajetória e o funcionamento do sistema, o Consegi trará um dos principais especialistas no assunto, o sul-africano Thomas Fogwill, que ministrará a palestra “Ecossistemas de software Ubuntu no mundo”.

Mais sobre a África do Sul
Oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral. Possui três capitais: Pretória, Bloemfontein e Cidade do Cabo. Tem uma população de cerca de 50 milhões de pessoas e possui 11 línguas oficiais, sendo as principais a língua inglesa, o africâner e o zulu. Acesse o endereço www.southafrica.net/sat/content/pt/br/ e conheça melhor o país.

Consegi 2013
A sexta edição do Consegi acontece de 13 a 15 de agosto da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. Clique aqui para saber mais sobre a programação do evento e inscrever-se gratuitamente.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados