Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial O Evento Histórico

Histórico

Desde 2008, o Consegi é um evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em Software Livre, permeado pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade dos sistemas de governo, compartilhamento do conhecimento e adoção de normas e padrões.

Vitrine de experiências livres

Em 2009, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu oficialmente o Consegi, oportunidade na qual destacou a importância do acesso à informação e do compartilhamento como fator de inclusão digital.

Em sua segunda edição, o Consegi expôs o imenso acervo de soluções e de códigos desenvolvidos e compartilhados pela Esfera Pública. O evento mostrou que, com a lógica do Software Livre, os recursos podem ser melhor aproveitados.

Além disso, os conceitos de liberdade e direito de acesso ao conhecimento foram discutidos por mais de 4 mil participantes. Representantes de 17 países (África do Sul, Argentina, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Equador, França, Índia, Indonésia, Malásia, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Venezuela e Zimbábue, Uruguai, Egito) participaram dessa edição do evento.

Vanguarda tecnológica

Em 2010, o Consegi inovou ao trazer para dentro do governo a discussão sobre Computação em Nuvem e a evolução dos serviços de governo eletrônico a partir dessa nova proposta de infraestrutura tecnológica.

No mesmo ano, o evento alcançou a marca de cerca de 6 mil inscritos, sendo o recorde das edições anteriores. A cooperação internacional e a defesa do software livre como melhor alternativa técnica para a Administração Pública continuaram presente no evento.

Fortalecendo a Democracia

Mais uma vez, o Consegi sai na frente na discussão de temas inovadores. Em 2011, o tema Dados Abertos trouxe o debate da liberação de informações públicas para o âmago do governo. Instituições públicas e grupos interessados dedicaram-se durante três dias ao compartilhamento de conhecimento em torno da questão, que ainda era embrionária no país.

Em sua quarta edição, teve mais de 3 mil participantes, entre ele 811 caravaneiros vindos de vários estados do país, além de representantes de 14 países. Os participantes dividiram-se em cerca de 170 atividades (palestras e oficinas) e mais sete eventos paralelos.

Mobilidade Digital

A edição 2012, realizada pela primeira vez fora de Brasília, aconteceu em Belém e abordou a “Mobilidade Digital”, um advento que vem alterando a forma como os indivíduos usam e se apropriam das tecnologias. O governo, de maneira a inovar nos serviços públicos aos cidadãos, já começou a pensar e disponibilizar aplicativos voltados para os dispositivos móveis. Como ampliar a atuação na área de governo eletrônico, tendo a portabilidade como elemento essencial para melhor atender às pessoas, foi o grande foco de debates da quinta edição do Consegi.

Foram mais de cinco mil inscritos! O público da capital paraense esgotou as 2 mil vagas das oficinas e tutoriais, acompanhou mais de 90 palestras e conferiu invenções de robótica, automação e acessibilidade que foram expostas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ainda conheceu as experiências do país focal, o Uruguai, principalmente o programa de entrega de um laptop com acesso à internet para cada aluno e professor da rede pública de ensino, além das ações relacionadas ao software livre.

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin