Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Releases Tecnologia e software livre ao alcance dos jovens no Consegi 2013

Tecnologia e software livre ao alcance dos jovens no Consegi 2013

De 13 e 15 de agosto mais de mil alunos, entre universitários de diversos Estados e secundaristas da rede pública do DF e Entorno, participam de oficinas e palestras gratuitas em um dos maiores eventos de software livre do país

Mais de 24 caravanas de estudantes de diferentes Estados do país estão vindo para Brasília. O motivo da viagem é a participação no VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que acontece de 13 a 15 de agosto na Escola de Administração Fazendária (Esaf). O evento, gratuito, é uma realização do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As inscrições para o congresso devem ser feitas pelo site consegi.gov.br

Com o tema Portabilidade, Colaboração e Integração, o Consegi 2013 oferece oficinas, palestras e eventos paralelos para todos os tipos de público: curiosos, iniciantes, profissionais, especialistas, gestores, comunidade e jovens. A proposta do evento é justamente convocar governo,movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para dialogar sobre as tecnologias que facilitam o acesso a serviços públicos e promovem a cidadania participativa.

Pensando nos estudantes secundaristas e universitários, o Consegi 2013 preparou programação e espaços especiais para esses jovens. Ao todo, 720 alunos da rede pública e 600 alunos das universidades federais, estaduais, particulares e institutos federais devem participar do evento.

A expectativa é que universitários de diferentes Estados fiquem acampados no Jardim Botânico de Brasília. No local, além da estrutura total de camping, os alunos terão internet wi-fi, café da manhã e transporte no trecho Jardim Botânico/Esaf/Jardim Botânico.

Já estão confirmadas a presença das caravanas de alunos das universidades federais de Fortaleza, Quixadá, Goiás, Tocantins, Recôncavo Baiano, Itajubá, Lavras, Ouro Preto, Uberlândia, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Fluminense, São Carlos, Pernambuco, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e federais rurais de Pernambuco e Roraima. Além dos institutos federais de Goiás, Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pernambuco e São Paulo. Os palestrantes internacionais e as 43 oficinas do Consegi, com temas sobre robótica, defesa cibernética, edição de músicas e vídeos, animação 3D, editoração eletrônica, fotografia panorâmica, aplicativos para celulares e tablets, desenvolvimento de sites, georreferenciamento, banco de dados e computação em nuvem, são alguns dos atrativos para esses jovens.

Alunos da rede pública no Consegi
Ao todo, 720 estudantes da 3ª série do ensino médio de 18 escolas públicas do DF e principalmente do Entorno participam do Consegi. A seleção das escolas foi feita pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com as Regionais de Ensino. No congresso, os alunos serão recebidos em três ambientes: no Laboratório, com 40 computadores para serem usados em oficinas e palestras; na Tenda 1, com programação de palestras e oficinas; e na Tenda 2, destinada a oficinas de manutenção e recuperação de computadores. As palestras têm duração de uma hora e as oficinas, duas horas cada.

Entre as principais atrações para os alunos da rede pública estão oficinas sobre criação e edição de vídeos; como recondicionar um computador e prolongar a vida útil do equipamento; programas livres e ativismo midiático; e stop motion, técnica de animação gráfica usada em desenhos de Hollywood. Tem ainda palestras sobre como utilizar as ferramentas de busca do Google; sobre o Freemind, uma ferramenta livre para construção de mapas mentais; e segurança nas mídias sociais. O objetivo é fomentar nos jovens a cultura do software livre, que preza pela construção coletiva de conhecimento e apropriação da tecnologia pela sociedade.

O Consegi conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).

Fonte para entrevista:
Diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni

CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF

Inscrições gratuitas
www.consegi.gov.br

Informações para imprensa:
Vanessa Borges (61) 2021-8331/9396-1945

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin