Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Releases Governo discute como popularizar serviços de e-gov

Governo discute como popularizar serviços de e-gov

Em agosto, acontece o VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. O evento é gratuito e convoca governo, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para dialogar sobre as tecnologias que facilitam o acesso a serviços públicos e a cidadania participativa

De 13 a 15 de agosto, Brasília abrigará o maior evento de governo eletrônico do país. Em sua sexta edição, o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) promove novos debates sobre tecnologias que podem ampliar o acesso à informação, fomentar a participação popular, agilizar a prestação de serviços públicos e melhorar a vida das pessoas.

O Consegi 2013, realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é gratuito e está com inscrições abertas pelo site www.consegi.gov.br. O evento oferece mais de 150 palestras e mil vagas em 43 oficinas de temas variados, como edição de músicas e vídeos, animação gráfica ou criação de aplicativos móveis e robôs com softwares livres. Depois de discutir assuntos como mobilidade digital, computação em nuvem e dados abertos, o congresso terá como tema central Portabilidade, Colaboração e Integração. Juntos, esses três tópicos permitem que os serviços de e-gov cheguem cada vez mais à população, e por isso, compõem o tema desta edição.

A colaboração, por exemplo, é um princípio básico da filosofia do software livre, a qual propaga que empresas e pessoas compartilhem códigos-fonte e programas de computador abertamente. A proposta da integração, por sua vez, é incentivar a construção de padrões de interoperabilidade para dados e sistemas. Já a portabilidade é o que possibilita que esses dados e sistemas fiquem acessíveis em diferentes hardwares, como celulares e tablets - uma necessidade cada vez mais urgente para que o Estado acompanhe a evolução das telecomunicações no Brasil.

Destaques
Entre os nomes já confirmados para o Consegi 2013 estão o sul-africano Thomas Fogwill, um dos criadores do popular sistema operacional livre Ubuntu; o americano Monty Taylor, expert em computação em nuvem da HP (Hewlett-Packard); o alemão Florian Effenberger, presidente da The Document Foundation, instituição por trás da suíte de escritório LibreOffice; o Ph.D brasileiro especialista em segurança cibernética Pedro Rezende; o Transparência Hacker, um coletivo de hackers famoso por criar soluções que disseminam dados governamentais abertos para a sociedade; o deputado federal Alessandro Molon, relator do projeto de lei do Marco Civil da Internet; e a uruguaia Carolina Cosse, presidente da estatal de telecomunicações que vai falar sobre a experiência bem-sucedida em banda larga de seu país.

O Consegi 2013 traz ainda eventos paralelos como o Install Fest, um festival de instalação de softwares, o Encontro de Empreendedorismo, em parceira com o Sebrae, e a Tenda Jovem, que traz oficinas relacionadas à cultura digital para estudantes da rede pública do DF e entorno. Ainda focado na juventude, o evento disponibiliza, pela quarta vez, uma infraestrutura de acampamento com 700 vagas para alunos de institutos e de universidades federais que vêm ao congresso em caravanas de todos os Estados.

O Consegi conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).


Fonte para entrevista:
Diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni

CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF

Inscrições gratuitas
www.consegi.gov.br

Informações para imprensa:
Vanessa Borges (61) 2021-8331/9396-1945

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin