Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Releases Evento promove mutirão de instalação de softwares

Evento promove mutirão de instalação de softwares

De 13 a 15 de agosto, Brasília sedia o VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. No evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e instalar, em seus computadores e tablets, programas que são uma opção aos softwares pagos e proprietários
05/08/2013 18:55

Na próxima semana acontece o VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), em Brasília. Além de mais de 190 palestras, oficinas, painéis e debates, a programação gratuita do Consegi oferece diversos eventos paralelos, como o Festival de Instalação de Software Livre, o HackDay, o I Encontro Nacional do LibreOffice e a Tenda Jovem Cultural. O evento é uma realização do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Informações e inscrições pelo site consegi.gov.br.

No Festival de Instalação de Software Livre, instrutores vão fazer um mutirão para instalar softwares na máquina de quem estiver interessado em testar novos programas de computador. Nas edições anteriores do Consegi, o sistema operacional Linux, ferramentas para edição de áudio, vídeo e suítes de escritório foram os mais procurados. Serão feitas ainda oficinas-relâmpago para explicar as principais funcionalidades de  softwares livres que podem ser usados para diversão, educação e como instrumentos de trabalho.

Acompanhando os movimentos sociais, o Consegi também promove o HackDay, no qual hackativistas e participantes do congresso reúnem-se para desenvolver soluções tecnológicas, a partir de dados disponibilizados pelo governo, que ajudem o cidadão na hora de fiscalizar o poder público. A oficina é organizada pelo grupo Transparência Hacker.

Outra atração importante do Consegi 2013 é o I Encontro Nacional do LibreOffice. O LibreOffice é um dos principais pacotes de aplicativos de escritório em código aberto do mundo. Segundo Olivier Hallot, membro fundador da The Document Foundation, organização encarregada de manter o LibreOffice, uma das novidades que será apresentada no congresso é o iminente lançamento da sexta versão do pacote.

Invenções e juventude
Inovações tecnológicas do universo da acessibilidade, arte, diversão, robótica e automação residencial também fazem parte da programação paralela do Consegi 2013. Serão expostas soluções como uma cadeira de rodas acionada com a força do pensamento; um mouse controlado por movimentos faciais; uma robô-bailarina que interage com os visitantes; aparelhos eletrônicos que ligam e desligam a partir de comandos enviados por celular; e até um tablet que faz leitura em braile.

A programação do evento não poderia deixar de lado as atividades voltadas para os jovens. Ao todo, 720 estudantes da 3ª série do ensino médio de 18 escolas públicas do DF e principalmente do Entorno vão participar da Tenda Jovem Cultural. Neste espaço os alunos terão oficinas variadas relacionadas ao universo da cultura digital.

Consegi 2013

O Consegi acontece de 13 a 15 de agosto, na Escola de Administração Fazendária (Esaf). O Consegi conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), da Petrobras, além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).


Fonte para entrevista:

Diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni

 

CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF


Inscrições gratuitas
www.consegi.gov.br/
 

Informações para imprensa:
Vanessa Borges (61) 2021-8331/9396-1945

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin