Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Releases Congresso de tecnologia mostra robôs e invenções curiosas

Congresso de tecnologia mostra robôs e invenções curiosas

Computador sob medida para cegos, robô salva-vidas e cadeira de rodas movida a pensamento são atrações do Consegi 2013, que acontece na próxima semana, em Brasília. A inscrição no evento é gratuita
09/08/2013 19:10

Invenções criadas para trazer conforto, inclusão, educação, diversão e arte à vida das pessoas fazem parte da programação paralela do Consegi 2013, o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. Serão expostas soluções inovadoras como um computador com todos os programas desenvolvidos para pessoas cegas; uma cadeira de rodas acionada com a força do pensamento; um robô capaz de apoiar no resgate de vítimas de incêndio; um mouse controlado por movimentos faciais; lâmpadas que acendem ou apagam via celular; um robô que se movimenta comandado pelo celular; um controle remoto para ligar e desligar eletrodomésticos; um jogo de mímica acessado por smartphones e para brincar em grupo; uma bailarina-robô que interage com os visitantes; e até um tablet que escreve e faz leitura em braile.

Essas e outras invenções estarão expostas no Espaço de Robótica e Inovação nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no Consegi 2013, que acontece na Escola de Administração Fazendária (Esaf). As demonstrações serão feitas por professores, pesquisadores e jovens inventores do DF e de outros Estados. E todas as invenções possuem algo em comum: foram construídas a partir de tecnologias baseadas em softwares e hardwares livres.

O Consegi
Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Consegi oferece ainda mais de 190 palestras, debates e oficinas gratuitas. Inscrições e programação completa pelo site consegi.gov.br.

O evento já abordou assuntos como dados abertos, computação em nuvem, mobilidade digital e, em 2013, o tema é Portabilidade, Colaboração e Integração. A proposta do Consegi é convocar governo, academia e sociedade para trocar experiências e apresentar tecnologias que possam facilitar o acesso a serviços públicos, promover a cidadania participativa e melhorar o dia a dia das pessoas.

O Consegi conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), da Petrobras, além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).


CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF

Inscrições gratuitas
www.consegi.gov.br/


Informações para imprensa:
Vanessa Borges (61) 2021-8331/9396-1945

Lea Cunha
(61) 2021-7950

Mabel Gomes
(61) 2021-7964/(61) 9558-2117

imprensa@serpro.gov.br

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin