Acompanhe-nos
Você está aqui: Página Inicial Imprensa Releases Brasília recebe simulador da Marinha

Brasília recebe simulador da Marinha

O VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) traz a Brasília, de 13 a 15 de agosto, o Simulador de Navegação de Passadiço da Marinha do Brasil, construído para treinar as equipes que lidam com situações de risco no mar. Os participantes do evento serão marinheiros por um instante, pois terão a oportunidade de experimentar o equipamento
07/08/2013 19:35

A Marinha do Brasil estará presente na sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) para expor e apresentar como foi criado o Simulador de Navegação de Passadiço, destinado à formação de oficiais do comando da Força Armada. O evento é gratuito e está com inscrições abertas pelo site consegi.gov.br.

O simulador de manobras navais, que estará exposto durante todo o Consegi, vai permitir que os participantes do evento vivenciem como é a aproximação de um navio que chega à costa brasileira, por exemplo, pelo porto do Rio de Janeiro, quando é preciso seguir à risca todas as normas de segurança para conseguir passar pelos vãos da ponte Rio-Niterói. O mar é virtual, mas a sensação é bem real. Na cabine há uma equipe de navegação, de olho na carta náutica, na rota e na posição do navio. Qualquer pequeno desvio de rumo é comunicado.

O desenvolvimento do Simulador de Navegação de Passadiço da Marinha foi liderado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) em parceria com laboratórios ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade de São Paulo (USP).

O simulador é considerado de baixo custo e vai proporcionar grande economia no treinamento das tripulações da Marinha. A previsão é que o equipamento seja instalado em centros de instrução de todo o país.

Consegi
Com o tema Portabilidade, Colaboração e Integração, o Consegi 2013 oferece mais de 190 oficinas e palestras, além de eventos paralelos para vários tipos de público. A ideia do evento é convocar governo, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para dialogar sobre as tecnologias que facilitam o acesso a serviços públicos e promovem a cidadania participativa.

O Consegi é realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Itaipu Binacional, da Caixa Econômica Federal (CEF), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), da Petrobras, além do apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Escola de Administração Fazendária (Esaf), da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), do Jardim Botânico de Brasília e da World Intellectual Property Organization (Wipo).

Fonte para entrevista:
Diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni


CONSEGI 2013
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Km 04, Estrada Brasília/Unaí
Lago Sul, Brasília/DF


Inscrições gratuitas
www.consegi.gov.br/
 

Informações para imprensa:
Vanessa Borges (61) 2021-8331/9396-1945

 

Ações do documento
  • Google +
  • Linkedin